Cultura

   Músicas Italianas!









As musicas italianas são compostas por vários ritmos tradicionais, tarantelas ou operas [ EX.:Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Gioacchino Rossini] as musicas eruditas como a de Antonio Vivaldi. 












A Itália também é conhecida por seus tenores famosos por todo o mundo como Luciano Pavarotti que morreu em 2004 e Andrea Bocelli que após a perca da visão encontrou um consolo na musica.








Temos também as musicas pop's que também são conhecidas,como os cantores: Eros Ramazzotti, Vasco Rossi, Mafalda Minozzi e Laura Pausini.       









                                     Artes

  A Itália é o local de nascimento de diversos movimentos artísticos e intelectuais que se espalharam pela Europa e pelo mundo, como o Renascimento e o Barroco. A contribuição italiana para a arte e cultura surge das obras de Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, Botticelli, Fra Angelico, Tintoretto, Caravaggio, Bernini, Ticiano e Rafael, entre outros. Além da pintura, escultura e arquitetura, as contribuições da Itália para a literatura, ciência e música são indiscutíveis.

A Última Ceia de Leonardo da Vinci: igualmente a Mona Lisa, é a mais famosa, reproduzida e parodiada pintura de todos os tempos.



                                  Literatura



  A base da moderna língua italiana foi estabelecida pelo poeta florentino Dante Alighieri, cuja obra A Divina Comédia é considerada a mais importante do período medieval. Em italiano escreveram Boccaccio, Castiglione e Pirandello, além dos poetas Tasso, Ariosto, Leopardi, e Petrarca, cujo mais famoso estilo é o soneto, uma invenção italiana. Grandes filósofos são Bruno, Ficino, Maquiavel, Vico, Gentile, e Eco.

 Bruno

Marsílio Ficino



                            Cinema



  O cinema italiano também exerceu decisiva influência com o movimento do neorealismo, movimento nascido no país e que revelou grandes diretores como Roberto Rossellini, Vittorio De Sica e Luchino Visconti. Outros diretores se incluem no panteão dos maiores mestres da sétima arte, como Michelangelo Antonioni, Federico Fellini, Sergio Leone, Pier Paolo Pasolini, Ettore Scola, Bernardo Bertolucci, Mario Monicelli, Giuseppe Tornatore, Dino Risi, Marco Bellocchio, e mais recentemente, Nanni Moretti. Todos eles, de estilos diversos e fascinantes, possuem ao menos um ponto em comum: são alguns dos mais polêmicos, criativos e mordazes investigadores e críticos da sociedade contemporânea, isso nas artes em geral. Atores como Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Vittorio Gassman, Anna Magnani, Monica Vitti, Roberto Benigni são alguns dos mais conhecidos de todos os tempos.


Michelangelo Antonioni

Federico Fellini










                              Desportos


  A Itália tem uma longa tradição esportiva. Em diversos esportes, tanto individuais quanto em equipe, a Itália tem uma boa representação e muitos sucessos. O esporte mais popular é de longe o futebol. Basquete e vôlei são os próximos mais populares, com a Itália com uma rica tradição em ambos. A Itália também tem fortes tradições no ciclismo, esgrima, tênis, atletismo, Polo aquático, rugby, e esportes de inverno.


  A Itália já sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1960 na capital Roma, e até os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 realizados em Pequim, China, havia ganho 191 medalhas de ouro - 45 na esgrima, 33 no ciclismo, 19 no atletismo, 14 no boxe e na ginástica, 10 no remo e no tiro, entre outras. Também já sediou os Jogos de Inverno em 1956 e 2006, e até os Jogos de Vancouver 2010, a Itália obteve 37 medalhas de ouro. 


  No futebol masculino, a Itália ganhou a Copa do Mundo FIFA de 2006, e atualmente é o segundo time de futebol mais bem sucedido do mundo, depois do Brasil, tendo vencido quatro Copas do Mundo FIFA.  No vôlei masculino, a Itália é detentora de 3 títulos do Campeonato Mundial e 8 títulos da Liga Mundial.


  No automobilismo, a italiana Scuderia Ferrari é a mais antiga equipe sobrevivente nos Grandes Prêmios, tendo competido desde 1948 e, estatisticamente, a mais bem sucedida equipe de Fórmula Um na história com um recorde de campeonatos.


                          

                               Culinária



Uma autêntica pizza napolitana.
  A culinária italiana moderna evoluiu através de séculos de mudanças sociais e políticas, com suas raízes que remontam ao século 4 a.C. Mudanças significativas ocorreram com a descoberta do Novo Mundo, quando alguns vegetais, tais como batatas, tomates, pimentões e milho, tornaram-se disponíveis. No entanto, estes ingredientes centrais da cozinha italiana moderna não foram introduzidos em escala antes do século XVIII.[60]
Ingredientes e pratos variam conforme a região. No entanto, muitos pratos que antes eram regionais têm proliferado em diferentes variações em todo o país. 

Lasanha
  Queijo e vinho são partes importantes da cozinha, desempenhando diferentes papéis tanto regionalmente quanto nacionalmente com suas muitas variações e leis Denominazione di origine controllata (denominação regulamentada). Café e, mais especificamente o café expresso, tornou-se muito importante para a cozinha cultural da Itália. Alguns pratos famosos e artigos incluem massas, pizzas, lasanhas, focaccia e gelato.





Nenhum comentário:

Postar um comentário